Obesidade:

Por Como fazer seu cão feliz

      Muitas vezes os donos acabam alimentando de forma errada os cães, isso pode causar serios danos a saùde do animal. A obesidade é um problema muito comum entre diversos cães, as vezes a obesidade pode levar a morte, pois ela afeta varios orgãos entre eles coração e figado, podendo tambem causar doenças serias como : cardíacas, hepáticas, articulares,de pele , entre outras.
    As raçãs de cães que tem tendencia a engordar são :beagle, poodle, basset hound, dachshund ,cocker, labrador, golden retriever e collie  dentro dos susceptiveis.
      Geralmente o dono é responsavel pela doença do cão (Aliás quem da a comida é o dono), pois vocês alimentam eles de forma inadequada o que resulta a obesidade ,um grande vilão é o petisco adociado e agrados em geral como ; borda de pizza, pão, bolachas até chocolate humano,totalmente toxico para cães podendo leva-lo a morte. O certos é dar petiscos adequados ao consumo canino (mais encontrados em pet shop).
        Outra vilã da obesidade é a superalimentação, como você pode ver na embalagem de ração tem a quantidade certa de ração para cada animal.Nunca alimente um cão adulto com ração de filhote pois é rica em minerais e gordura, lembre-se o alimento mais adequado ao seu cão sempre será a ração.
        Nem sempre o animal esta gordo por causa da superalimentação. 25% dos cães obesos tem hipotiroidismo.

Consequencias da obesidade:

  •     O risco em cirugias aumenta- Necessidade de uma maior dose de anestesia e menor visibilidade dos órgãos envolvidos em massa gorda;
  •    Maior pressão sobre o coração, pulmões, rim e articulações-Quase todos os órgãos do cão têm de aumentar o seu ritmo de atividade para manter o maior volume de massa do animal.
  •    Agravamento de doenças articulares, como a artrite-O aumento de peso faz com que o cão tenha de forçar mais as articulações para se poder movimentar. A artrite, que provoca dores intensas, pode-se desenvolver devido ao aumento da pressão sobre joelhos, anca e cotovelos. Esta condição é ainda mais preocupante nas raças de porte grande que são já predispostas a desenvolver displasias.
  •    Desenvolvimento de problemas respiratórios em tempo quente e durante exercício- Num cão obeso os pulmões têm menos espaço para se encherem de ar e têm em contrapartida de aumentar a sua capacidade de captação de oxigênio para fornecer ar ao maior número de células no corpo
  •      Desenvolvimento de diabetes Doença sem cura que pode obrigar a injeções diárias e pode levar à cegueira. A incapacidade de produção de insulina para processar os níveis aumentados de açúcar está por detrás do desenvolvimento de diabetes.
  •    Aumento da pressão sanguínea que pode originar problemas cardíacos O coração é um órgão bastante afetado pela obesidade. O coração tem de aumentar a sua capacidade de distribuição de sangue a muitos mais sítios que se foram criando com a acumulação de massa. Como o sangue tem de percorrer um caminhos mais longos, a força ou pressão com que é bombeado tem de aumentar. 
  •        Aumento da probabilidade de desenvolver tumores – Estudos recentes associam o desenvolvimento de cancro, sobretudo mamário ou no sistema urinário, com a obesidade.
  •      Perda de eficácia do sistema imunológico – As doenças virais parecem afetar de forma mais agressiva os cães com excesso de peso.
  •       Problemas gastrointestinais – Diarreia e o aumento da flatulência ocorrem mais frequentemente em cães obesos, situação que não é agradável nem para o cão e nem para o dono.

10 dicas para combater a obesidade -

  1.  Convencer-se do estado de obesidade do seu cão e observar tudo o que o animal come durante o dia.
  2. Reduzir 20 a 40 % o valor energético da sua ração (sem diminuir o volume, pois os nutricionistas demonstraram que o cão acostumado a um certo volume de alimentos, tende a mantê-lo, mesmo que a alimentação seja menos energética).
  3.  Fracionar a ração ao longo do dia (é melhor dar-lhe várias rações pequenas ao longo do dia)
  4. Utilizar os alimentos preparados do comércio cuja garantia nutricional é conhecida, ou, melhor ainda, os alimentos dietéticos, vendidos pelos veterinários, especiais para vencer a obesidade. Uma ração especial para cães obesos é fundamental.
  5. Dispensar as guloseimas, muitas vezes responsáveis pelas linhas deselegantes: o biscoito pela manhã, o pedacinho de queijo ao meio-dia, a pequena guloseima da noite diante da televisão.
  6.  Fazer com que beba tanta água quanto seja possível.
  7. Impor-lhe um exercício físico regular.( um passeio, uma caminhada.....)
  8. Estabelecer um programa preciso de emagrecimento junto com o veterinário que o trata.
  9.  Comprovar regularmente os progressos obtidos com a ajuda de uma balança e apontar os resultados num diagrama.
  10.  Uma vez que se encontre em forma, manter um regime de conservação para evitar a recaída (este regime será inferior 10% ao que o cão comia antes de ficar obeso).


 
cachorro gordo


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário