O que é cio?


    Se diz que a cadela está no cio quando ela entra em seu período fértil. Isso significa que caso ela tenha relações sexuais com um cachorro que não seja castrado, ela poderá ficar prenha, isto é, grávida.
    O cio dura cerca de 3 semanas e há intervalos de 6 a 8 meses entre cada ocorrência. O primeiro cio geralmente ocorre por volta dos 6 meses de vida da cadela.

Sinais de que a cadela está no cio

   Quando a cadela está no cio é comum ocorrer um ligeiro sangramento vaginal. No entanto, algumas cadelas sangram tão pouco que você pode nem perceber que ela está no cio. Também são sinais de cio uma vulva inchada e vontade de urinar e marcar território frequentemente. Além disso, é possível que haja alguma mudança no comportamento da cadela.
    Às vezes o sangramento pode sujar a casa e você pode ficar tentado a colocar seu animal no jardim ou confiná-lo em local onde ela não irá fazer “estragos”. Mas pense Bem! Além de ser ruim para ela, caso houver abertura para ambientes externos, machos podem ser atraídos e acabarem gerando a deixando prenha.
   Procure por esses sinais para saber se sua cadela está no cio:
  • Comportamento mais afetivo do que o normal ou se você perceber excesso de agressividade na cadela.
  • Cauda mantida constantemente alta e balançante
  • Elevação da parte traseira quando acariciada nas costas
  • Tendência a deixar a vagina à mostra constantemente
  • Sangramento vaginal

Cuidados com uma cadela no cio

    Os machos conseguem saber que há uma cadela no cio a grandes distâncias. Quando você estiver passeando com uma cadela no cio na rua mantenha-a sempre presa na coleira.
   Tome cuidado, pois cachorros machos ficam loucos quando vem uma cadela no cio, alguns até ficam agressivos. Caso você tenha um cachorro macho em casa, além de sua cadela, isole os dois caso você não deseje ter filhotes. Se for o caso e você não tem muita certeza, saiba como lidar com cães agressivos.
Esterilizar/Castrar sua cadela
   A menos que você pretenda ter filhotes pode ser uma interessante esterilizar sua cadela. Uma cadela esterilizada não entra no cio. Além de ser sabido que cachorros e cadelas castrados tendem a ter menos problemas de saúde, você garante que não está contribuindo para o problema de superpolulação canina.
    A esterilização das fêmeas envolve a retirada, parte ou integral, do sistema reprodutor do animal. No caso das fêmeas, uma vez retirado o útero e os ovários, elas não desenvolvem cistos nos ovários, infecções uterinas e quaisquer tipos de câncer nesses órgãos. Estudos apontam que fêmeas castradas antes de atingirem a maturidade sexual têm muito menos probabilidades de desenvolver câncer canino de mama.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário